Mensagem de Bento XVI, por ocasião dos Exercícios Espirituais da Fraternidade de CL

A dois meses da morte de Dom Luigi Giussani
Bento XVI

Reverendo Senhor
Padre Julián Carrón
Presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação

Reverendo Senhor,
Tenho a alegria de lhe transmitir a e à Fraternidade de Comunhão e Libertação uma especial saudação de Sua Santidade Bento XVI, por ocasião dos “Exercícios Espirituais” que terão lugar em Rímini, nos próximos dias 29 a 30 de abril. Tendo ainda viva no seu espírito a recordação das comoventes exéquias do chorado Dom Luigi Giussani na Catedral de Milão, o Santo Padre, espiritualmente participante no fervor destes dias de reflexão e de oração guiados pelo senhor, vivamente augura que eles sejam fecundos em renovação ascética e em ardente zelo apostólico e missionário.
Significativo é o tema das meditações que Vossa Reverendíssima irá expor: a Esperança. Quão atual é para o nosso tempo compreender o valor e a importância da esperança cristã, que afunda as suas raízes numa fé simples e sem hesitações para Cristo e a Sua palavra de salvação! Desta esperança se alimentou o caro Dom Luigi Giussani, e na sua esteira pretende prosseguir o caminho a vossa benemérita Fraternidade. O vosso Fundador precedeu em pouco tempo a piedosa passagem do amado Santo Padre João Paulo II. Ambos testemunhas ardentes de Cristo, deixam-nos como herança o testemunho de uma total dedicação à “esperança que não desilude” (Rm 5, 5), aquela esperança que o Espírito Santo infunde nos corações dos crentes, derramando sobre eles o amor de Deus.
O Sumo Pontífice confia a Maria Santíssima, Mãe da Esperança, o bom êxito dos vossos “Exercícios Espirituais” e envia, de coração, a você, aos participantes no encontro e a toda a Fraternidade de Comunhão e Libertação, a Bênção Apostólica implorada.
Aproveito esta circunstância para lhe assegurar também a minha proximidade espiritual, sendo-me grato confirmar-me

Seu devotíssimo no Senhor
Angelo Cardeal Sodano
Secretário de Estado