Educação, comunicação de si (Companhia Ilimitada)

Educação, comunicação de si

Uma contribuição ao “Pacto Educativo” desejado pelo Papa Francisco
Julián CarrónCompanhia Ilimitada 2021
Páginas: 54

Este livro aborda de forma corajosa e inovadora o desafio educacional, apontando novas sendas para um percurso que tem de ser feito com e para os mais novos, sem preconceitos nem experimentações vãs, na esteira do preconizado por Luigi Giussani, o fundador do Movimento Comunhão e Libertação.

No contexto em que vivemos nos nossos dias, «domina em toda parte, de fato, uma desconfiança nas relações, com o consequente alerta sobre o risco de abuso e de manipulação dos pequenos por parte dos grandes inerente a qualquer relação educativa. Sucumbir a essa suspeita acarretaria paralisar a implicação pessoal do educador na relação com os jovens, tornando totalmente abstrata a relação educativa. Todos conseguimos intuir as consequências devastadoras que isso iria ter sobre a relação com os jovens, hoje mais do que nunca desejosos de encontrar presenças geradoras, ou seja, adultos capazes de pôr em movimento seus recursos humanos, intelectuais e afetivos, necessários para uma relação educativa poder concretizar seu objetivo.

Se, por um lado, isto vai tornar mais difícil responder ao desafio educativo, por outro lado – paradoxalmente – poderá revelar-se uma oportunidade fantástica para nós, cristãos: poderemos testemunhar a superabundância da relação com Cristo que experimentamos, da qual jorram uma liberdade e uma gratuidade na relação com o outro.
Sem nenhuma vontade de posse, somos animados apenas pelo desejo de partilhar o que recebemos com os jovens que confusamente procuram algo, alguém que responda à necessidade sem fim do coração deles. Como nos testemunhou Dom Giussani, com sua indomável paixão pelo destino dos jovens: “A educação é uma comunicação de si, isto é, do próprio modo de se relacionar com o real”. Deste modo poderemos dar uma contribuição ao convite do Papa para “formar pessoas maduras” e para “reconstruir o tecido de relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”».