Momento de jogos na Jornada dos Colegiais de Petrópolis

Colegiais. Jornadas de liberdade

Para aprofundar o artigo da Passos de abril, as anotações de dois momentos de convivência dos Colegiais, em Petrópolis e Salvador, para marcar o início do ano. Com uma promessa audaciosa: ser livres
Cláudio Cruz

«No final de 2018, começamos a pensar em uma forma fascinante de propor aos Colegiais de CL a Jornada de Início de Ano. E passar um dia juntos seria uma ocasião ímpar. E assim foi. [...] A provocação veio desde o início com a pergunta: "Diante das surpresas boas e ruins da vida: eu sou livre? Posso ser eu mesmo?". Esta pergunta nasceu da provocação que tivemos no final do ano, lendo o texto que o Papa Francisco publicou sobre as surpresas que o Natal traz à vida. Tal pergunta foi considerada provocativa e inquietante pelo grupo de educandas que convidamos para nos ajudar nesta grande aventura que foi preparar o dia [...] da nossa Jornada.»

Com essas palavras começou o relato de Inês e Suellen, na Passos de abril, para contar sobre a preparação e o acontecimento da Jornada dos Colegiais em Petrópolis. E a mesma proposta também foi feita em Salvador. Leia abaixo alguns trechos das conversas que ocorreram, sem nenhum tipo de máscaras, ao fim desses gestos, em que os jovens puderam experimentar o que é sentir-se livre e também debater sobre as impressões que cada um teve a respeito.