William Congdom, <em>Natividade</em>, 1960

Nova Escola de Comunidade

O movimento Comunhão e Libertação propõe o trabalho de Escola de Comunidade sobre o novo livro Deixar marcas na história do mundo, de Luigi Giussani, Stefano Alberto e Javier Prades, lançado pela Ed. Companhia Ilimitada

«Nesse texto estão reunidas as reflexões de Dom Giussani sobre a experiência cristã em diálogo com os responsáveis do Movimento durante os anos noventa. Essas falas marcaram o caminho e acompanharam a vida do Movimento naqueles anos. Dom Giussani falava desse livro como de “novos passos de experiência cristã”, com referência a um dos primeiros textos do Movimento – Passos de experiência cristã –. É uma grande ajuda para continuarmos o percurso que fizemos nestes últimos anos. Começamos com O senso religioso, do qual somos constituídos; depois refletimos sobre o que está Na origem da pretensão cristã, que investiu a nossa vida; por fim trabalhamos sobre Por que a Igreja, a prolongação de Cristo no tempo e no espaço. Agora vamos ver o que é que tudo isso diz à vida em sua cotidianidade.

Com Deixar marcas na história do mundo, poderemos aprofundar mais ainda justamente os conteúdos da Jornada de Outubro. De fato, vamos ver a experiência cristã que Dom Giussani nos testemunha e nos propõe, toda a sua preocupação em afirmar o método do Movimento: a redescoberta do acontecimento cristão como encontro. Tendo visto quantas vezes – ao longo do caminho – caímos nas nossas reduções do cristianismo, a insistência de Dom Giussani é um sinal da sua paternidade. Por isso dizia: “Para que o reconhecessem, Deus entrou na vida do homem como homem, segundo uma forma humana, de modo que o pensamento, capacidade de imaginação e a afetividade do homem foram como que ‘bloqueados’, magnetizados por Ele” (p. 22- 23). Se isso não acontece, nós não O conhecemos.»

Julián Carrón durante a Escola de Comunidade, 23/10/19

Abaixo, é possível fazer o download da introdução e dos primeiros pontos do primeiro capítulo. O livro está à venda pela Ed. Companhia Ilimitada.