Como ajudar os filhos a serem eles mesmos, a voarem?

No dia 19 de setembro, a Revista Passos organizou um encontro com o educador italiano Franco Nembrini sobre um tema tão urgente hoje em dia: a educação dos filhos. Assista ao vídeo e leia a transcrição

Neste momento histórico de tantas informações, quase nunca temos tempo para aprofundar algum assunto. Foi pensando nisso que a Revista Passos decidiu propor alguns encontros aos seus leitores, como uma ocasião especial para aprofundarem os temas de maior destaque da publicação.

No dia 19 de setembro, sábado, com o tema da educação dos filhos, estreitamente ligado à edição de setembro, pudemos conversar com o educador italiano Franco Nembrini, com a intermediação da mãe (é o papel que interessa destacar aqui) Julia Gebara. O evento deixou a todos sem palavras!

Trazendo aos leitores a seiva vital do que a Igreja entende por educação, a fala de Nembrini poderia ser resumida numa única palavra: testemunho. Não se trata de saber o que oferecer ou ensinar às crianças, não se trata de se preocupar em tornar o filho um santo, não é importante sequer “pensar” em educar; a verdadeira questão é ser o testemunho vivo de que vale a pena viver neste mundo. Isso basta. É introduzir à realidade, para que os filhos vejam nos adultos a encarnação viva da positividade do real.

Como disse Nembrini, todo e qualquer adulto educa, sempre, pois quando está diante de uma criança comunica uma hipótese sobre a vida e um olhar para a realidade, queira ou não. O vídeo completo da conversa, então, pode interessar a qualquer pessoa que leve a sério a questão, ainda que não trabalhe diretamente com educação, por isso vale a pena assistir e compartilhar com todos.



Leia a transcrição do encontro: