Foto de divulgação - AVSI Brasil.

Acolhidos. A exposição sobre refugiados e migrantes venezuelanos

Chega a São Paulo a exposição "Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil". Mostra fotográfica integra o calendário cultural do CCBB SP e estará aberta ao público de 27 de maio a 26 de junho
Fabiana A. Vieira

Depois de passar pelo Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, em 2021, e contar com um público de 15 mil visitantes, a exposição fotográfica Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, chega à capital paulista para destacar a trajetória de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela rumo à integração econômica e social no Brasil, a partir de histórias reais de famílias que atravessaram a fronteira em Roraima nos últimos anos em busca de oportunidades para reconstruírem suas vidas em um novo país.

Quem assina o acervo é o fotógrafo italiano Antonello Veneri, que reside no Brasil há doze anos. Para este trabalho, ele cruzou a fronteira com a Venezuela e registrou o trajeto de diversas pessoas, desde que chegaram nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, passando por outras localidades, como Brasília, no Distrito Federal, Concórdia e Seara, no Oeste catarinense, cidades que receberam grupos de refugiados para trabalhar na iniciativa privada, com o apoio do projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e parceiros da Operação Acolhida.

Além da mostra, que tem a curadoria de Benedetta Fontana, a AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional) também realizará dois encontros multissetoriais em São Paulo. As atividades serão realizadas no edifício do Banco do Brasil (Torre Matarazzo), na Avenida Paulista, e irá reunir organizações que atuam na temática do refúgio e migração no Brasil, além de especialistas e representantes do poder público e o setor privado. Os encontros serão abertos ao público e convidados, mediante inscrição prévia para os seminários, e todos os eventos são gratuitos.

O primeiro seminário será realizado no dia 30 de maio e irá abordar a emergência humanitária venezuelana e as ações desenvolvidas no âmbito da Operação Acolhida. O segundo será em 15 de junho e irá abordar o processo de integração local de famílias com crianças refugiadas e migrantes venezuelanas, considerando a importância de instrumentos de sensibilização para as administrações locais, na garantia do acesso a serviços de assistência, saúde e educação.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO - Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, com fotos de Antonello Veneri
De 27 de maio à 26 de junho
Seg a sex (das 8h às 20h). Sáb. Dom. e Feriados (10h às 18h)
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo - Av. Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo/SP
Entrada gratuita - Classificação etária: livre

SEMINÁRIO 1 - A resposta humanitária visando a autonomia de refugiados e migrantes venezuelanos
Data: 30 de maio (segunda-feira), das 10h às 12h30
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo - Av. Paulista, 1230, Auditório 5º andar, Bela Vista, São Paulo/SP
Entrada: mediante inscrição prévia por este link.

SEMINÁRIO 2 - Desenvolvimento integral de crianças e cuidadores refugiados e migrantes venezuelanos
Data: 15 de junho (quarta-feira), das 10h às 12h30
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo - Av. Paulista, 1230, Auditório 5º andar, Bela Vista, São Paulo/SP
Entrada mediante inscrição prévia por este link.