Memórias de uma história viva
Lançado em Belo Horizonte o livro sobre o início da história do movimento Comunhão e Libertação em São Paulo, que está na origem de muitas comunidades de CL no país. Aqui, o relato de um dos envolvidos neste gesto«Mas que iniciativa genial», foi a minha resposta interior quando nossa amiga Raquel Martins me provocou a participar como moderador no evento de lançamento do livro O início de uma história extraordinária no último dia 14 de junho em nossa cidade. Eu havia participado da apresentação em São Paulo, um dia antes do Fórum da Companhia das Obras de 2023, e fiquei maravilhado ao ver como as histórias daquelas pessoas tocavam a minha própria história.
Há seis meses, começamos o Centro Cultural Veredas, aqui em Belo Horizonte, junto com os amigos Heltinho e Benê, cujo primeiro projeto foi baseado no Curso de Doutrina Social da Igreja, elaborado pelo Pe. Pigi Bernareggi e conduzido com a maestria do Pe. Giovanni Vecchio, para trazer os fundamentos da nossa fé. Realizar o Curso de Doutrina Social da Igreja foi uma resposta ao cenário atual, marcado por uma chuva de opiniões, falta de abertura ao diálogo interessado pelas pessoas, e partidarismos que carecem de uma consciência profunda do que realmente nos forma.
Fiquei encantado com a graça de Deus ao nos presentear com encontros significativos, como esse com Dom Petrini e Olívio. A história que eles relataram estava em perfeita sintonia com o que estávamos realizando conforme lembrado pelo Olívio: «Através da memória, moldando a experiência». As histórias de pessoas efetivamente transformadas que eles compartilharam na apresentação do livro são um sinal claro da capacidade que nos é dada por Deus. «Ele não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos» – tenho muita convicção disso na minha própria vida.
Cada comunidade de Comunhão e Libertação presente em nosso país tem material suficiente para preencher enciclopédias. Contudo, presenciar o material produzido por Marina Massimi e Olívio Pereira nesta obra é como reviver o primeiro encontro com o carisma de Dom Giussani, que, através das mais variadas pessoas, transmite ao mundo o frescor da presença de Cristo e nos mostra a potência de uma pessoa transformada.
Convido as demais comunidades de CL a organizar o lançamento do livro em tantos lugares quanto possível. Quanto mais conscientes estivermos da nossa essência, mais próximos estaremos do nosso Amigo e Pai.
Martionei, Belo Horizonte (MG)