Da esquerda, Alberto Brugnoli, Davide Prosperi e Pe. Andrea D’Auria durante a audiência privada com Leão XIV no dia 12 de janeiro (©Catholic Press Photo)

O abraço de Leão XIV

A carta de Davide Prosperi e Alberto Brugnoli a todo o movimento Comunhão e Libertação após a audiência privada com o Papa no dia 12 de janeiro
Davide Prosperi e Alberto Brugnoli

Queridos amigos,

desejamos fazê-los a todos partícipes da nossa grande alegria pela audiência com Sua Santidade Leão XIV, que se deu no dia 12 de janeiro.

Somos muito gratos ao Santo Padre por ter-nos concedido esse encontro, um verdadeiro dom para o nosso caminho. De fato, tivemos a oportunidade (junto com padre Andrea D’Auria, que nos acompanhou) de relatar os passos que a Fraternidade e os Memores Domini vêm dando neste período e os muitos frutos bons que, pela graça do Senhor, vemos amadurecer na vida das nossas comunidades nos diversos países do mundo onde estamos presentes. O Papa ouviu-nos com atenção e demonstrou conhecer e estimar profundamente a nossa experiência, expressando uma gratidão especial por Dom Giussani e pelo que ele, mediante o carisma que Deus lhe quis conceder, soube gerar para o bem de toda a Igreja e do mundo.

Com muita cordialidade, o Santo Padre manifestou-nos sua total confiança e confirmou-nos no percurso de revisão que estamos realizando: já se veem, disse-nos, sinais importantes do amadurecimento que o Movimento alcançou nestes últimos anos. Assim nos encorajou, com afetuosa paternidade, a seguir dando passos neste mesmo caminho, exortando-nos a trabalhar em estreita colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ponto de confrontação do nosso seguimento à Igreja.

Por fim, o Santo Padre pediu-nos que transmitíssemos seu abraço afetuoso e seus votos calorosos de um bom ano a cada um de vocês.

Cheios de gratidão e confortados pela sua acolhida e pelas suas palavras, pedimos a Maria, Mãe da Igreja, que vele pelo nosso caminho, fortalecendo-nos na fé em seu Filho Jesus, nossa esperança, e sustentando-nos na tarefa que a Igreja nos confia de contribuirmos para aumentar a sua presença no mundo.

Agradecidos pela amizade, saudamos vocês com afeto,

Davide Prosperi,
Presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação

Alberto Brugnoli,
Presidente da Associação Memores Domini

Carta de Davide Prosperi

Carta de Davide Prosperi e Alberto Brugnoli a todo o movimento Comunhão e Libertação após a audiência privada com o Papa Leão XIV ocorrida em 12/01/2026