Notícias e cartas - 2024 - Página 3

Belo Horizonte. «Só o amor recebido conta»

MundoDomenico Tallarico

Um professor italiano convidado por Rosetta Brambilla para ministrar cursos de formação para os colaboradores das Obras Educativas Padre Giussani, em Belo Horizonte. O relato da sua semana nas periferias

A reta via

MundoAnna Leonardi

Desde muito jovem, Andrea Falesi é apaixonado por Dante. Foi seu Virgílio nos momentos mais difíceis de sua vida. Mas ele só entendeu o que estava buscando quando o encontrou

Caterina e o “sim” de cada instante

Cartas

A notícia da gravidez, a alegria e a gratidão. Depois, a descoberta de uma doença que não permitiria que a menina sobrevivesse. “Estava tomada pela dor e pela raiva”, conta a mãe. Até que um encontro…

«Quando foi que nos faltou alguma coisa?»

MundoGloria Rodríguez

Um grupo de profissionais de saúde organiza jornadas de atendimento médico na Venezuela, onde o acesso ao atendimento médico é quase impossível. E eles encontram pacientes que, quando perguntados pelo médico: «Como você está?», respondem: «Agradecido»

Papa Francisco. «O caminho da paz»

MundoPapa Francisco

No discurso ao corpo diplomático, o olhar do Pontífice para o mundo de hoje, entre conflitos, crises, discriminações, novas tecnologias… Do respeito à vida em todos os momentos à necessidade de educação, e o caminho para uma «renovação profunda»

«O verdadeiro protagonista da minha história»

Cartas

A doença, o transplante, as complicações. E depois o renascimento, aos poucos. E uma nova consciência. Com uma «alegria nunca antes sentida» pela qual «cada coisa, mesmo a mais banal, começou a ser um presente». A carta de Alberto.

A paz também pode florescer no Líbano

MundoMaria Acqua Simi

Jihane Rahal, que trabalha para a AVSI no País dos Cedros, fala sobre as dificuldades de um país que vive à beira do abismo, mas em um caminho de bem que «nos põe à prova com toda a nossa humanidade»

«Uma doce companhia»

Cartas

Carta de Jone Echarri ao Movimento após a morte de seu marido, Carras: «Estou serena e confiante. Estas são as palavras que me definem»

«Foi pai porque foi filho»

MundoJavier Prades

A homilia de Javier Prades durante a missa de corpo presente de Jesús Carrascosa. Madri, 11 de janeiro de 2024

Rússia. Uma unidade imprevisível

MundoDarina Blagonravova

Darina mora numa cidadezinha perto de Vladimir. Tornou-se professora «para que as crianças encontrem o mesmo olhar que eu encontrei». O olhar que para ela venceu toda solidão (da “Passos” de nov-dez)

JAPÃO. «JÁ NÃO HÁ SORTE OU AZAR»

Cartas

Marco mora há 8 anos longe da Itália. Um trabalho com muitas incertezas e metas apertadas, que põem em risco a saúde e o equilíbrio familiar. Apesar de se sentir “em casa” na nova comunidade de CL, algo não está certo. Um testemunho de Tóquio

Juventude e ideal. Um caminho até o destino

MundoLuigi Giussani

Alguns trechos de Dom Giussani que ajudam a aprofundar as palavras de Davide Prosperi no artigo publicado no "Corriere della Sera" de 24 de dezembro