Papa Francisco na Audiência com CL no dia 7 de março de 2015 (©Ansa/Maurizio Brambatti)

Prosperi ao Movimento: em peregrinação até Pedro

A carta de Davide Prosperi, presidente da Fraternidade de CL, em vista do encontro com o Papa Francisco em Roma, no dia 15 de outubro

Caros amigos,

com a aproximação da audiência que o Papa Francisco nos concedeu por ocasião do Centenário do nascimento de nosso amado Dom Giussani, enchendo-nos de profunda gratidão e alegria, sinto a urgência de renovar com vocês as razões de nossa participação em um evento tão importante, para nos ajudar a esperá-lo com um coração humilde e sincero, escancarado na oração.

A audiência será uma passagem fundamental do caminho que estamos percorrendo. Em um momento tão delicado para o Movimento, com a peregrinação à casa de Pedro queremos afirmar mais uma vez nosso afetuoso seguimento ao Papa e nisso o nosso apaixonado amor por Cristo e pela Igreja. Ao Papa Francisco confiamos, portanto, como filhos, o desejo que nos anima profundamente a oferecer, através da concretude de nossa existência, a nossa contribuição de fé e de construção do bem comum em benefício de todos os nossos irmãos homens, continuando a mendigar, antes de tudo para nós mesmos, Aquele único que pode satisfazer a sede do coração do homem: Jesus de Nazaré. Foi isto que Dom Giussani nos ensinou e testemunhou com a sua vida: "No grande curso da Igreja e na fidelidade ao Magistério e à Tradição, sempre quisemos levar as pessoas a descobrirem - ou a verem com maior facilidade - como Cristo é presença» (Dom Giussani). Nós "existimos só para isso".

Então, mantenhamos desperta nas semanas que nos separam da audiência a pergunta a Cristo que nos torna capazes de renovar a cada instante o nosso sim ao Seu chamado: é no sim de cada um de nós, de fato, que se concretiza o seguimento à Igreja que desejamos expressar com a presença de todos nós, unidos, na Praça de São Pedro no dia 15 de outubro.

Enquanto aguardamos o encontro com o Santo Padre, com o coração aberto para acolher com gratidão suas palavras e sua bênção, confiantes no abraço misericordioso da Igreja, entreguemos o caminho do nosso Movimento à intercessão de Nossa Senhora. Estamos conscientes do nosso nada e ao mesmo tempo cheios de esperança indomável n’Aquele que tudo pode, seguindo aquela "bela estrada" da qual Dom Giussani nunca deixou de nos assegurar: "A familiaridade com Ele, da qual nasce a evidência da sua palavra como a única que dá sentido à vida, como podemos vivê-la?
O modo existe: a companhia que nasceu de Cristo investiu a história: é a Igreja, seu corpo; essa é a modalidade da sua presença hoje. É por isso uma familiaridade quotidiana de empenho no mistério da sua presença dentro do sinal da Igreja. Daqui pode nascer a evidência racional, plenamente razoável, que nos faz repetir com certeza aquilo que Ele, único na história da humanidade, disse de si mesmo: eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Dom Giussani).

Rezemos ao Espírito Santo para que nos acompanhe e nos ilumine, e rezemos sempre pelo Papa e suas intenções.

Com amizade,
Davide Prosperi