Jean na caritativa

A caritativa e a Beleza que não priva ninguém

A convite de um amigo, a caritativa com os Trabalhadores sem Terra levou Jean a descobrir um desejo em comum com quem ele encontrava, muito além do interesse por conhecer o mundo todo. Leia a carta

Tenho ido algumas vezes à caritativa da Cleusa e do Marcos Zerbini, em São Paulo. Quando recebi o convite de um amigo, fiquei muito provocado e aberto, mas não esperava nada de mais. A proposta deles é bem simples: distribuir café da manhã aos moradores de rua, na região da Lapa, onde está localizada a Associação Educar para a Vida e a Associação dos Trabalhadores Sem Terra (ATST). Não esperava muito, entretanto, já no primeiro dia voltei para casa muito tocado com aquele gesto, com a presença dos voluntários e, sobretudo, com a presença de Cleusa e Marcos. Vê-los lá, atentos àquelas pessoas, desarmados, sem nenhum julgamento me comovia a ponto de chorar de emoção.

Lá encontrei um homem que tinha saído das ruas havia pouco tempo e estava se recuperando do vício no álcool. No começo ele achava que eu era italiano, pois estava com uma camisa da Itália e conversando com um amigo de lá. Ele se aproximou da gente, me pediu a minha camisa e disse que era um sonho de infância conhecer a Itália, Argentina, Jamaica… o mundo inteiro. Ficamos conversando por um bom tempo, como se nos conhecêssemos havia muito tempo, ele me contou sua história com uma felicidade inexplicável. Uma história dura, triste, com muitos percalços, mas com uma alegria e um desejo infinito de Algo novo que iria começar em sua vida, através das presenças que encontrou na Associação.



No fim da manhã, voltando para casa me dava conta de que o desejo dele é muito maior do que o de conhecer o mundo, que é meu também, ou de um prato de comida, uma peça de roupa de marca… O desejo dele é a Beleza, que também é o meu. Da Beleza que não priva ninguém, independentemente de quem seja, de onde esteja… Posso encontrá-La em uma praça cheia de mendigos na Lapa ou nas linda montanhas das Dolomitas, na minha casa confortável ou no único cômodo que ele divide com um amigo.

Jean, Belo Horizonte (MG)