
Acampamento MG/3. Gesto missionário
O convite aos estudantes do CEDUC. Uma nova convivência, que possibilitou muitas descobertas. A seguir, o relato de alguns meninos que participaram pela primeira vez ao acampamento.Como todos os anos no carnaval, a nossa comunidade de BH faz o acampamento. É um gesto que já é tradição e aguardado por todos nós. E o bonito de tudo isso é que além de ser um gesto missionário, é também muito desafiador.
Nesse contexto, esse ano convidei um grupo de alunos do CEDUC. Jovens que a gente vem acompanhando, seja através das convivências (mensalmente) ou de outros gestos que propomos. E no final, 14 jovens toparam ir conosco para o acampamento.
Os dias foram se aproximando do acampamento, a agitação entre eles foi ficando maior, e muitas perguntas começaram a surgir: Como vai ser? Vai ser legal? O que levar? Irão me aceitar? Tenho tudo para acampar? Não tenho dinheiro suficiente, como faço? entre outras coisas....
Essas perguntas começaram a ser respondidas com o passar dos dias, e no acampamento tudo começou a ficar mais claro, a fazer mais sentido. Tudo começou a corresponder àquele grito escondido no peito.
De um jeito muito simples, os dias no acampamento foram se passando, e eles começaram a aderir a cada proposta feita desde o primeiro dia, e no final começaram a se envolver com tudo o que era proposto (seja na ajuda comunitária com a limpeza e outros gestos, ou na proposta do dia).
Quando chegou o último dia, a frase era: "Não quero ir embora, quero ficar mais."
Porém, como o acampamento acabou, a frase foi: "Ano que vem, venho de novo!".
Douglas
A seguir, alguns testemunhos:
O acampamento me deu a oportunidade de olhar mais para mim e para os outros que estão ao meu redor. Foi meu primeiro acampamento, e o acolhimento de todos que estavam ali me fez sentir bem, em paz. Saí de lá com vontade de ser aquela pessoa que acolhe e olha para o próximo com empatia. O acampamento me fez querer ser melhor, tanto para mim como para quem está ao meu lado. Meu sentimento é de gratidão por ter tido a oportunidade de viver essa comunhão e por ter me dado a vontade de ser mais eu a cada dia, com a certeza de que tenho pessoas ao meu lado em quem posso confiar.
Izabelle
O acampamento para mim foi um lugar onde consegui me descarregar, e onde eu consegui me encher de boas energias novamente. O que eu quero dizer com isso é que eu consegui descansar e sair do "peso" das coisas que acontecem e também consegui ficar cheia de amor.
Conheci pessoas incríveis e me aproximei de várias pessoas. Eu me senti muito incluída no espaço e a sensação era de que eu nunca estive sozinha. Eu só tenho a agradecer a cada um por terem enchido aquele lugar de amor, amizade e paz. Obrigada pela oportunidade!
Nielly
O acampamento foi uma experiência muito boa para mim, pois além de conviver com pessoas que eu não conhecia, pude conhecer mais as pessoas que já eram meus amigos. A proposta de ficar sem celular e interagir com as pessoas e a natureza foi necessária, por mais que eu tenha tido uma certa dificuldade por conta da minha família. Faz três meses que eu não os vejo e não poder conversar com eles e nem saber como estavam mexeu muito comigo. Na segunda, quando teve o churrasco eu pude me sentir em casa pela primeira vez no ano, lembrei da minha tia e dos churrascos na casa dela, foi um dia que tirei para mim, que me conectei com minhas lembranças e sentimentos.
Antes de ir para o acampamento estava bem relutante, não queria ir, mas depois que cheguei lá vi que era necessário para mim, me dar esse tempo, esse sossego da vida, me permitir me acalmar em meio à vida adulta e suas correrias. Sou grata ao Douglas por me convidar e me permitir participar dessa experiência tão linda.
Brendha
Acho que não tem palavras, expressões, ou nenhuma outra forma de definir esse acampamento, do que a frase “não saber o que esperar”. Eu não sabia o que esperar desse acampamento, meu segundo acampamento da vida, e que coisa INCRÍVEL, que momento, que experiência! Foi a coisa mais linda que vivi por esses dias, pela proposta que nos foi oferecida, pelas pessoas com quem compartilhamos esse momento, pelo ambiente que se formava nesses quatro dias, pelo sentimento de pertencimento que foi crescendo ao decorrer das horas. Tudo foi ganhando um significado, das noites mal dormidas até as manhãs com um lindo nascer do sol, das piadas e risadas até os choros sozinha por entre as árvores enquanto observava o céu estrelado à noite, ou pelos momentos sozinha na barraca. Até os momentos com as outras pessoas na barraca, sussurrando segredos que poderiam passar a qualquer hora por aquelas paredes finas. Pelas orações a cada missa, ou pelas letras gritadas a cada música que se tocava no baile de carnaval, para cada conversa entre amigos, ou a cada conversa sozinha, a cada banho na ducha, ou a cada banho de riacho, que como me disse a Ana Luiza, leva a nossas angústias e tristezas, nossos pensamentos mais perturbadores, que passam com um leve choque térmico de um corpo quente em contato com a água gelada do rio, pelas brincadeiras de guerra de água no rio, ao momento de sentar por entre as pedras e observar o momento lindo entre amigos, ou até mesmo sozinho, que criamos, a arte de observar tudo ao nosso redor, torna tudo sempre mais bonito, nos ajuda a manter tudo vivo em nossa memória e em nossos corações. Esse acampamento realmente me deu um novo significado, nunca aproveitei tanto como nesses 4 dias, sorri e chorei, gritei e fiquei em silêncio, brinquei, mas me mantive séria quando precisei, dividi momentos com pessoas especiais, mas vivi o meu momento de solidão quando precisei, me aproximei de quem nunca imaginei, mas também me afastei de quem nunca esperei. Fui triste, mas fui feliz, tudo na mesma medida, aproveitei, mas deveria ter aproveitado mais, mas acredito que tudo tem um propósito, quero viver isso até quando eu puder, quero manter esse desejo queimando no meu coração e não deixar que ele se apague ou suma totalmente quando a rotina começar, quando as fotos começarem a serem deixadas para trás, quando a memória começar a se perder. Não quero que um momento, uma experiência tão linda como essa, caia no esquecimento profundo que se forma com o decorrer dos dias. Que eu não deixe a “família” que eu construí esses dias se perder na minha enorme falta de comunicação. Que tudo venha sempre ter um novo significado e um sentimento de sempre querer viver tudo isso novamente.
Por enquanto isso é tudo. Como eu disse, acho que nada pode descrever tão bem esses dias, acho que só vivendo tudo novamente para saber!
Camily
O acampamento foi uma experiência incrível. Desde o momento em que chegamos, fomos recebidos com tanto carinho, garantindo que estivéssemos confortáveis e aproveitando ao máximo cada atividade.
A sensação de união, contato com pessoas que conhecemos pela primeira vez foi algo marcante, e isso fez o acampamento ser ainda mais especial.
Os momentos de reflexão e troca de experiências também foram valiosos. Senti que não apenas me diverti, mas também cresci como pessoa, sendo acolhida e tendo a chance de fazer novas amizades. Sem dúvida, esses quatro dias foram inesquecíveis, e a sensação de pertencimento ficou.
Nallu
Primeiramente, eu só tenho a agradecer pela oportunidade de participar dessa experiência incrível. Foi o primeiro acampamento que eu participei, mas tenho certeza de que não será o último. Pois, estou completamente apaixonada pela experiência que tive nesses 3 dias de acampamento, que foram maravilhosos, me senti tão acolhida que achei até que já estivesse em casa, com tantas pessoas sendo calorosas e gentis, a trilha foi uma das coisas que realmente foram marcantes nesse acampamento, a vista e o tempo que passei ao lado das pessoas que me apoiaram nesta trajetória foi reconfortante, agradeço de coração por ter participado de um momento tão incrível como esse.
Júlia
Nunca havia acampado antes, então tudo para mim foi muito novo, porém, eu amei. O rio era lindo e tinha uma brisa do vento incrível, a trilha foi muito difícil, mas o percurso foi muito bonito, eu na metade do caminho já pensei em voltar, graças a Deus que não desistir, porque valeu muito apena ter permanecido constante na trilha, não sei como eu consegui chegar no fim, acredito que seja pela companhia da caminhada. E talvez por isso consegui voltar, ou seja, fazer todo o caminho de volta.
Houveram muitos momentos incríveis, também com meus amigos que já conhecia antes e com pessoas novas que conheci lá no acampamento. A experiência foi incrível do início ao fim, sou muito grato pela equipe de organização, que fizerem tudo ser incrível ou eventos que ocorreram, a comida, e a própria infraestrutura, amei o acampamento e estou ansioso para o ano que vem.
Cauan
A experiência que eu tive no acampamento foi muito gratificante, como foi meu primeiro acampamento não tinha muita noção de como funcionava. Porém, o que mais me chamou atenção foi a questão da confiança, como por exemplo, como as que as pessoas tinham para deixar os filhos delas com todo mundo, e assim todos podem se diverti.
O momento que a gente chegou no acampamento depois de 8 horas de viagem, que foi muito desgastante, e esse foi o único momento, vamos dizer chato, que querendo ou não ficar 8 horas no ônibus não foi muito bacana, mas tudo bem. A coisa mais legal que eu achei, foi a questão da trilha, por que falaram que seria umas 2h30 de caminhada, mas passou um pouquinho dessa hora (rsrsrsrs), porém, foi muito bacana o local, à vista e a caminhada com as pessoas para chegar nesse local bonito.
Uma outra coisa muito interessante, é que tinha horário para a gente fazer as coisas, mas tinha bastante tempo livre também, para ir para o rio, conversar e jogar com as pessoas. Tudo certinho, tinha um momento de divertir, tinha um momento que a gente ficava um pouquinho mais sério, rodas de conversas no qual eu tive a oportunidade de conhecer muita gente nova. Mas uma muito bacana também, foi o dia dos jogos, mas na verdade, eu achei o acampamento muito incrível, o lugar onde foi era de muito bom gosto, já quero ir novamente no próximo do ano vem, eu gostei muito, por isso a palavra que define bem a experiencia que fiz é de gratidão.
Caio
#Acampamento