Cartas a um jovem poeta

Raramente uma correspondência foi tão bem-sucedida em julgamentos críticos e entre leitores quanto Cartas a um jovem poeta de Rainer Maria Rilke. Trata-se de uma coleção de dez cartas trocadas entre o autor e Franz Xaver Kappus, de 19 anos

As correspondências entre escritores, artistas, cientistas e pensadores sempre foram objeto de interesse de diversos campos do conhecimento. Falam de experiências pessoais, ou até íntimas, que nos comovem. Mas também expressam tempos históricos, contextos sociais, desafios estéticos, preocupações filosóficas, que transformaram essa forma de comunicação em verdadeiros tesouros literários.
Por isso, seguem sendo reunidas, publicadas e lidas como algo dessas relações que permanece vivo, servindo de farol para iluminar os nossos próprios tempos e momentos.
Neste mês de junho a EntrePassos oferece o livro Cartas a um jovem poeta, que reúne as cartas trocadas de fevereiro de 1903 a dezembro de 1908 entre Rainer Maria Rilke, autor já estabelecido, e Franz Xaver Kappus, de dezenove anos, um aluno da Academia militar de Wiener Neustadt, apaixonado pela poesia, que graças a um amigo em comum, envia-lhe uma carta esperançosa, procurando conselhos sobre a escrita e sua opinião sobre seus versos.