O jardim secreto

A proposta de Natal da Entrepassos é uma aventura juvenil que pode ser visitada em qualquer fase da vida. Um livro que traz algo misterioso, capaz de tocar crianças e adultos, gente contente e gente triste, abrindo um espaço em quem lê

O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett, conta a história de Mary Lennox, que aos 10 anos se percebe órfã, aos cuidados de um tio distante numa terra inóspita e sem amigos. Ela mesma é um espírito autocentrado e desiludido, relutante a qualquer iniciativa de ser amada, presa na sua casca de proteção. O misterioso jardim de sua tia falecida, trancado e proibido, é uma metáfora da própria vida.

Uma amizade imprevista começa com o bondoso Dickon e seu primo Colin Craven. E estes três amigos, reconhecendo a beleza primeiramente por instinto, começa a relacionar-se com ela e a crescer: amar torna-se um trabalho desejável. O fascínio do jardim e da vida prevalece sobre a tentação de se deixar paralisar pelo medo de conhecer o mundo. A coragem brota da confiança naquele que mais desafia a se lançar.