O livro das ignoracas

Para este mês a Entrepassos oferece ao leitor uma obra de Manoel de Barros. Sua leitura pede descanso e exige a retomada do olhar original, aquele que perdemos lá atrás, porque talvez nossos olhos estejam ocupados demais

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá/MS, em 1916. Nequinho, como era chamado carinhosamente pelos familiares, tinha apenas um ano de idade quando seu pai decidiu fundar fazenda no Pantanal. Ali cresceu brincando no terreiro em frente à casa, pé no chão, entre os currais e as coisas “desimportantes” que depois marcariam profundamente sua obra.

“O que eu tinha era ver os movimentos, a atrapalhação das formigas, caramujos, lagartixas. Era o apogeu do chão e do pequeno.”

Com este livro te convidamos a explorar as imperfeições, a renascer com a ludicidade curiosa de quando éramos crianças. A ler a natureza de azul. A criança que você olha de ave vai voar. Roube um vento para mostrar aos amigos porque "lugar sem comportamento é o coração".

Manoel de Barros é genial na arte de indicar, apontar os rastros das criaturas e do Criador, o que resume bem a missão dos poetas.
Ler é ver.

(trecho do guia de leitura elaborado por Kika Antunes e Silvio Esteves)