Sagarana

Para o bimestre junho/julho, o clássico de Guimarães Rosa. Morros, riachos, jagunços, vaqueiros, bois e cavalos povoam as páginas das estórias magistralmente construídas pelo autor

O livro Sagarana é a primeira obra de João Guimarães Rosa a ser publicada, no ano de 1946. Traz nove contos, todos passados no território “sem fechos” do sertão mineiro. O uso - e mesmo a invenção - de palavras e expressões a partir da linguagem oral de seu lugar de origem, são um recurso que tanto nos atrai e nos aproxima de seus personagens. Mas, ainda mais do que a linguagem, Rosa é um autor que nos aproxima das grandes questões do coração humano: o medo, o amor, a morte, a amizade, a sede de Deus, a necessidade de justiça, a exigência de significado.

E para conhecer parte do sertão mineiro onde os contos de Sagarana aconteceram, com suas gentes, seus sabores e suas paisagens, presenteamos os assinantes da Entrepassos com um mapa produzido pela comunidade do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, apresentando seus atrativos e seus caminhos. O mapa, intitulado “Travessias”, é um convite para ver e ouvir o que nos diz hoje o sertão profundo do Brasil.