Uma vida interrompida

Neste bimestre, com os Diários de Etty Hillesum, é possível conhecer mais detalhes sobre a vida desta jovem judia holandesa. Vivaz, e com uma inquietação na alma, em setembro de 1943 foi deportada para Auschwitz, onde morreu no mesmo ano

Neste livro que a Entrepassos escolheu para este bimestre, vocês poderão conhecer mais detalhes sobre a vida de Etty Hillesum. O Papa emérito Bento XVI, na sua penúltima catequese em fevereiro de 2013, disse sobre ela: “Inicialmente distante de Deus [...], na sua vida dispersa e inquieta, ela encontra Deus precisamente no meio da grande tragédia do século XX, o Shoah. Transfigurada pela fé, transforma-se numa mulher cheia de amor e de paz interior, capaz de afirmar: ‘Vivo constantemente em intimidade com Deus’”.

“Em algum ponto em mim há uma nostalgia e uma ternura, além de uma certa sabedoria, em busca de uma forma. As vezes acontecem diálogos inteiros dentro de mim. Imagens e vultos. Estados de espírito. A descoberta repentina de uma coisa que se tornará minha verdade. (...) Não na política ou num partido, mas dentro de mim. (...) E aí há Deus”
(Uma vida interrompida, Etty Hillesum, Ed. Âyiné, p. 116).

Numa parceria com a Urbe Cultural, neste mês foi preparado um guia de escuta contendo música e trechos de filmes para auxiliar nossos leitores.
O resultado dessa beleza vocês conferem aqui: http://bit.ly/entrepassos-etty-urbe