Convite à poesia de Leopardi

Para o próximo bimestre, a leitura sugerida é o livro "Cantos", de Giacomo Leopardi. No centenário do nascimento de Luigi Giussani, a recomendação do poeta que, nas suas palavras, foi seu grande "companheiro no itinerário religioso"
Cecília, Raul, Silvia e Eliandro (Cia da Leitura)

Como todos sabemos, Leopardi era o autor preferido de Dom Giussani. Por isso, convidamos todos a conhecer a obra deste poeta que marcou profundamente a compreensão que Dom Giussani nos transmitiu do fato cristão.

Foi ainda durante o ensino médio que Giussani descobriu Leopardi. Fascinado, ele aprendeu de cor todos os seus poemas, pois intuiu que a “problemática [do autor] parecia esconder todas as outras”. Por isso, prossegue Giussani, Leopardi converteu-se no “companheiro mais sugestivo de meu itinerário religioso” (A. Savorana, Luigi Giussani. A sua vida, p. 44).

Essa intuição nasceu numa ocasião especial que, posteriormente, o próprio Giussani chamará de o “belo dia”. Foi durante uma aula sobre o prólogo do Evangelho de João, quando o professor dizia: “O Verbo de Deus, ou seja, aquilo de que tudo consiste, se fez carne. Portanto, a beleza se fez carne, a bondade se fez carne, a justiça se fez carne, o amor, a vida, a verdade se fez carne: o ser não está em um supercelestial platônico, se fez carne, é alguém entre nós”. Ao ouvir isto, Giussani se lembra do hino À sua dama do poeta de Recanati: “Naquele instante pensei como aquela [poesia] de Leopardi fosse, mil e oitocentos anos depois, uma mendicância daquele acontecimento que já tinha acontecido, do qual São João anunciava: ‘O Verbo se fez carne’” (cf. L'avvenimento cristiano. Uomo Chiesa Mondo).

O convite para ler a obra de Leopardi, é claro, nasce por ocasião do centenário de nascimento de Dom Giussani, celebrado em 15 de outubro de 2022.

É verdade que a maioria de nós não está habituada a ler poesia – sobretudo a obra de um autor antigo e exigente, como é o caso. Ainda assim, convidamos todos a este “encontro” com Leopardi, certos de que conhecer melhor os poemas que acompanharam tão de perto a vida de Giussani será uma oportunidade de nos aproximar mais do carisma que nos fascinou.

Serviço:
Cantos
Giacomo Leopardi
Tradução de Álvaro Antunes
Edição bilíngue
Introdução e notas de Álvaro Antunes
Editora 34, 384 p