Notícias - 2021

Matthias Stomer, Adoração dos pastores, séc. XVII. Palazzo Madama, Museu Cívico de Arte Antiga, Turim. © Mario Bonotto/Photo Scala, Florença

Natal. Deus reina fazendo-se pequeno por nós

AtualidadeDavide Prosperi

As palavras de felicitações de Davide Prosperi ao Movimento. «Não só Deus caminha conosco, mas confia-se à nossa liberdade, tem sede e fome do nosso “sim” livre»

Duccio di Buoninsegna, detalhe dos discípulos em "A aparição de Cristo".

Natal. Assim, Deus torna-se visível

AtualidadeJulián Carrón*

«Natal, um fato real que faz frente ao nosso afastamento da vida». A contribuição sobre o Natal de Julián Carrón, publicado no "Corriere della Sera" de 23 de dezembro

Álvaro durante o Fórum Nacional da CdO

Fórum CdO. A riqueza de se abrir ao outro

Cartas

O caminho para sair da zona de conforto, que isola e tranquiliza, até chegar a um olhar que se abre e aprende com o outro. No Fórum da CdO, Álvaro conta que «ninguém conseguia mais analisar o seu subtema sem mencionar os comentários ou ideias dos demais»

Van Gogh, "Noite estrelada sobre o Ródano", 1888, Museu d'Orsay, Paris.

Colegiais. «É como ver um céu estrelado…»

Atualidade

Notas da assembleia nacional dos Colegiais de Comunhão e Libertação com Marco Montrasi (Bracco), responsável nacional do Movimento. Realizada por videoconferência no dia 16 de outubro de 2021

Encontro do Livro do bimestre

Agenda

Sábado, dia 6/11, às 15h30 ocorre um encontro sobre o livro "O auto da compadecida". Confira as informações e participe

Os educadores de CL encontram Julián Carrón

Atualidade

As notas da assembleia entre Julián Carrón e um grupo de professores e educadores de Comunhão e Libertação, numa Equipe por videoconferência no dia 4 de setembro, com o título "Companheiros para o destino"

Fra Angelico, Todos os Santos

São Paulo. Missa mensal

Agenda

Neste mês serão retomadas as missas mensais do Movimento para a comunidade de São Paulo.

Voluntários num supermercado durante a Coleta

Coleta de Alimentos

Agenda

Até o dia 6 de novembro você pode fazer sua doação para a Coleta. Este é o modo de contribuir no gesto deste ano, que acontece desde 2006 e já beneficiou milhares de pessoas. Colabore!

Dia de Início. «Nenhum dom de graça vos falta»

Atualidade

O texto do Dia de Início de Ano da Itália proposto por Comunhão e Libertação. Este encarte foi publicado na Revista Passos de outubro e traz as falas de Julián Carrón e a transcrição do vídeo de Dom Giussani

Foto de um centro de acolhida exposta na mostra "Acolhidos" (Fotos: Antonello Veneri)

O retrato da acolhida

Atualidade

Em Brasília, a exposição "Acolhidos" registra o percurso de venezuelanos que encontraram trabalho, dignidade e segurança com apoio da AVSI no Brasil

Os centros de acolhida contam com atividades protetivas e de recreação para todas as idades

A afirmação amorosa da realidade

AtualidadeEliandro Silva

Para o "livro do bimestre" deste período, leitura sugerida pelo Movimento como ferramenta educativa, foi escolhida a peça teatral do grande escritor pernambucano Ariano Suassuna

Sociedade. Para que serve o meu trabalho?

AtualidadePaolo Perego

Crises, precariedade, desemprego. Num cenário que muda depressa, a luta para encontrar o próprio lugar abre mil perguntas, até para quem já tem um emprego. O que aprender de um desafio como esse? Fala Giorgio Vittadini (de Passos n.189, março de 2017)

Giorgio Vittadini

Ciência. O maior espetáculo depois do Big Bang

AtualidadeMarco Bersanelli

Não só os “céus”, mas tudo fala do Criador, desde o fulgor primordial até as montanhas. O homem? Um nada. Que porém “é coroado de glória e honra”. Conferência de um astrofísico, que pesquisa a origem do universo por profissão (de Passos n.134, fev/2012)

Marco Bersanelli.

Rumo ao Centenário. Dom Luigi Giussani é uma parte de mim

AtualidadeShôdô Habukawa

Em 28 de junho de 1987 o professor Habukawa convidou Dom Giussani para falar a seus monges, no Japão. Anos depois, como supremo chefe espiritual do budismo Shingon, lembra aquele primeiro abraço e a história que nasceu (de Passos n.86, set/2007)

Dom Giussani no Monte Koya com Shodo Habukawa, em 1987.

Arte. Pescador do belo

AtualidadeNathalia Vianna

Hildebrando Lima, um dos maiores escultores de obras religiosas do Brasil, conta seu percurso de abandonar fama e fortuna pelo real. Aos quase 70 anos, uma descoberta contínua na aventura da vida (de Passos n.170, junho de 2015)

Hildebrando Lima com uma de suas esculturas.

Acolhida. Perdoar a diversidade

AtualidadeMario Dupuis

O reconhecimento de uma Presença que muda o dia a dia e da qual nasce a descoberta do sentido da vida. Um entusiasmo que dá origem ao povo cristão como vitória e afirmação da vida contra a ameaça do nada (de Passos n.55, outubro de 2004)

Mario Dupuis.